terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto - Meu dia a dia

Texto de base

O aluno como protagonista

Tendo seus conhecimentos valorizados pelo professor, o aluno passa a sentir que sua bagagem cultural é relevante no seu processo de ensino-aprendizagem, que ele pode fazer parte da construção de seu conhecimento. Claro que tal afirmação parece óbvia, mas para muitos discentes o sentimento de pertencer ao processo de ensino-aprendizagem é distante. Muitas vezes o aluno fica como mero receptáculo de informações recebidas do professor e sente-se dissociado do processo de aprender, quando na verdade, deveria sentir-se integrante e construidor do mesmo. A valorização dos saberes do educando elevam sua auto-confiança e sua auto-estima, tornando mais tranquilo o caminho do professor e do aluno para atingir a aquisição de novos saberes na formação deste aluno, que afinal de contas é o principal personagem de todo o processo educacional.
by Roseli Bek e Roberto Lopez


Tendo como base o texto proposto acima o projeto meu dia a dia em vídeo possibilitará aos estudantes a oportunidade de expor espontaneamente suas vivencias diárias, experiências e atividades realizadas fora da escola. Propiciando ao aluno a oportunidade de protagonizar suas vivências através de vídeo e aos professores o conhecimento de seus alunos para além da sala de aula, valorizando a visão de mundo quanto a realidade de cada aluno, e enfatizando a importância do aluno ser também protagonista no processo ensino-aprendizagem.
As declarações serão norteadas por meio de entrevista elaborado pelos professores das turmas participantes.
Será utilizado uma câmera digital com função de gravação de vídeo, onde os alunos do 5º ano terão um determinado tempo disponível para fazer suas declarações aos questionamentos feitos pelo professor. Os vídeos originários destas declarações serão editados para melhoramento que possibilitem a postagem no blog da escola e ou mostragem em sala de aula por meio de data show.
Participarão os alunos que se inscreverem e ou os que apontados pelos professores.
Após amostragem poderá ser solicitado dos alunos a critério de cada professor produção textual fazendo relação entre o dia a dia de cada colega de turma ou escola.
O ambiente para gravação poderá ser em sala de aula ou outro local escolhido pelos professores.
O Projeto contará com suporte tecnológico do Articulador de Educação Tecnológica e pedagógico dos coordenadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário