Texto de base
O
aluno como protagonista
Tendo
seus conhecimentos valorizados pelo professor, o aluno passa a sentir
que sua bagagem cultural é relevante no seu processo de
ensino-aprendizagem, que
ele pode fazer parte da construção de seu conhecimento. Claro que
tal afirmação parece óbvia, mas para muitos discentes o sentimento
de pertencer ao processo de ensino-aprendizagem é distante. Muitas
vezes o aluno fica como mero receptáculo de informações recebidas
do professor e sente-se dissociado do processo de aprender, quando na
verdade, deveria sentir-se integrante e construidor do mesmo. A
valorização dos saberes do educando elevam sua auto-confiança e
sua auto-estima, tornando mais tranquilo o caminho do professor e do
aluno para atingir a aquisição de novos saberes na formação deste
aluno, que afinal de contas é o principal personagem de todo o
processo educacional.
by Roseli Bek e Roberto Lopez
Tendo
como base o texto proposto acima o projeto meu dia a dia em vídeo
possibilitará aos estudantes a oportunidade de expor espontaneamente
suas vivencias diárias, experiências e atividades realizadas fora
da escola. Propiciando ao aluno a oportunidade de protagonizar suas
vivências através de vídeo e aos professores o conhecimento de
seus alunos para além da sala de aula, valorizando a visão de mundo
quanto a realidade de cada aluno, e enfatizando a importância do
aluno ser também protagonista no processo ensino-aprendizagem.
As
declarações serão norteadas por meio de entrevista elaborado pelos
professores das turmas participantes.
Será
utilizado uma câmera digital com função de gravação de vídeo,
onde os alunos do 5º ano terão um determinado tempo disponível
para fazer suas declarações aos questionamentos feitos pelo
professor. Os vídeos originários destas declarações serão
editados para melhoramento que possibilitem a postagem no blog da
escola e ou mostragem em sala de aula por meio de data show.
Participarão
os alunos que se inscreverem e ou os que apontados pelos professores.
Após
amostragem poderá ser solicitado dos alunos a critério de cada
professor produção textual fazendo relação entre o dia a dia de
cada colega de turma ou escola.
O
ambiente para gravação poderá ser em sala de aula ou outro local
escolhido pelos professores.
O
Projeto contará com suporte tecnológico do Articulador de Educação
Tecnológica e pedagógico dos coordenadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário